sexta-feira, 23 de julho de 2010

Luciana Defende Desenvolvimento com Sustentatabilidade Ambiental


Fonte: http://www.pcdob.org.br/noticia.php?id_noticia=133774&id_secao=3

Na última quarta-feira (21), a candidata à deputada federal Luciana Santos (PCdoB) realizou um debate sobre Meio Ambiente no comitê eleitoral que ela divide com o candidato a deputado estadual, Luciano Siqueira (PCdoB), na Zona Norte do Recife.

“Nós vivemos um momento de muitas possibilidades para a política ambiental brasileira, porque hoje temos um arcabouço legislativo impactante e abrangente, temos as unidades de conservação, as reservas legais. Mas, o nosso principal trunfo é o nosso sistema de unidade de conservação, com várias modalidades, das quais lançamos mão para garantir uma política de conservação e de desenvolvimento que parta do pressuposto da sustentabilidade ambiental”, afirmou Luciana ao abrir o encontro.

Esse é o quinto encontro promovido por Luciana com setores que atuam em algumas áreas temáticas. “A ideia é antecipar o modus operandi, a natureza e a característica do mandato que nós pretendemos assumir na Câmara Federal”, disse a candidata comunista, adiantando: “Tenho certeza que essa não será uma prática apenas na eleição, mas uma pratica que continuará durante um possível futuro mandato, exatamente nesse esforço de colher a opinião pública principalmente com os principais atores, aquelas pessoas que no dia a dia lidam com determinadas temáticas e dão contribuições para que estejamos sintonizados com os desafios contemporâneos”, explicou.

Luciana lembrou ainda sua participação na COP 15 realizada em 2009, na Dinamarca. “Nós vivenciamos um grande debate em nível mundial o ano passado, que foi o debate das mudanças climáticas, do qual tive a oportunidade de participar juntamente com Hélvio Pólito e Mauro – dois dos debatedores do encontro -.

Ela destacou ainda a atual situação do Brasil no que se refere a fontes de energia renováveis. “Nos temos 45% da nossa matriz energética de energias renovável., temos o pré-sal, que foi uma grande descoberta do governo Lula, que mesmo sendo um combustível fóssil a partir dele existe todo um comprometimento de apostar nos empreendimentos de produção de energias alternativas, renováveis e limpas. Até porque nós sabemos que esse é o tipo de potencial energético que vai ser muito importante por muito tempo”.

Segundo Luciana, esse é um debate que remete a diversas variáveis principalmente pelo momento que Pernambuco está vivendo de mudança radical de sua matriz econômica. “Nós estamos vivenciando com um verdadeiro boom econômico. Com o estaleiro de Suape, com a refinaria de petróleo, a transposição do Rio São Francisco, a Transnordestina. Isso tudo tem um impacto ambiental que precisa ser levado em conta e é preciso ter as soluções para que nós façamos isso direito, um desenvolvimento com a sustentabilidade”, defendeu.

Do Recife,
Audicéia Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário