domingo, 28 de junho de 2009

COLUNA: FIGURAS DA UJS OLINDA

Nessa última Sexta Feira (26/06), nosso camarada Hugo Fulco pediu para colocar a foto dele no Blog. Bem, o motivo eu não sei, no entanto, pensei nessa nova coluna para o Blog.





O Militante do Mês é Hugo Fulco, então!!
Junho - 2009
Dale Gordinho!!



É isso ai meu "Pirraia"!

Lei do Registro do Patrimônio VIVO

Estava lendo um desses panfletos que entregam geralmente em locais públicos. O que me chamou bastante atenção foi o que estava relacionado com a chamada Lei do Registro do Patrimônio Vivo. Pois bem, acredito que seria uma coisa muito positiva para a UJS Olinda, tentar visualizar algum "Patrimônio Vivo" que ainda não foi contemplado pela lei e ajudar a esse "patrimônio vivo" se enquadrar nessa lei.
O TEXTO QUE ESTAVA NO PANFLETO, FOI RETIRADO DO SITE DA FUDARPE.
RPV - Registro do Patrimônio Vivo - Objetivos
O Governo do Estado de Pernambuco criou uma lei que vai beneficiar os artistas e mestres da cultura popular e tradicional do Estado.
A Lei do Patrimônio Vivo tem como objetivo preservar as manifestações populares e tradicionais da cultura pernambucana, bem como permitir que os artistas repassem seus conhecimentos às novas gerações de alunos e aprendizes.

CULTURA TRADICIONAL E POPULAR – O QUE É?

Cultura Tradicional
Aspectos e manifestações da vida cultural de um povo, transmitidos ou legados a gerações presentes e futuras pela tradição enraizada no cotidiano das comunidades.

Cultura Popular
Conhecimentos e artes – modos de fazer – que caracterizam a vivência cultural, coletiva ou individual de um povo, a religiosidade, as brincadeiras, o entretenimento e outras práticas da vida social.

REGISTRO DO PATRIMÔNIO VIVO

A lei institui, no âmbito da Administração Pública Estadual, o Registro do Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco. Aqueles que forem selecionados pelo Conselho Estadual de Cultura serão registrados pela Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Pernambuco.
REQUISITOS PARA O REGISTRO

Podem ser inscritos no Registro do Patrimônio Vivo pessoas físicas ou grupos culturais, de acordo com os requisitos abaixo:
Pessoa Física:
- estar viva;
- ser brasileira e residir em Pernambuco há mais de 20 (vinte) anos;
- comprovar participação em atividades culturais há mais de 20 anos anteriores à data do pedido de inscrição;
- estar capacitada a transmitir seus conhecimentos ou técnicas a alunos e aprendizes.
Grupos Culturais:
- estar em atividade;
- estar constituído sob qualquer forma associativa, sem fins lucrativos, dotado de perso- nalidade jurídica na forma da lei civil;
- comprovar participação em atividades culturais há mais de 20 (vinte) anos anteriores à data do pedido de inscrição.

No caso dos grupos não dotados de personalidade jurídica, a inscrição no RPV-PE ficará condicionada à aquisição, pelo grupo, da personalidade jurídica na forma da lei civil, mantidos a denominação tradicional do grupo, o objeto cultural e a finalidade não lucrativa.

LEGITIMIDADE PARA PROPOR O REGISTRO
São partes legítimas para propor candidatura ao Registro do Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco:
- o Secretário de Educação e Cultura do Estado de Pernambuco;
- o Conselho Estadual de Cultura;
- a Assembléia legislativa do Estado de Pernambuco;
- os Municípios do Estado de Pernambuco;
- as entidades sem fins lucrativos, sediadas no Estado de Pernambuco, que estejam consti- tuídas há pelo menos 02 (dois) anos nos termos da lei civil e que incluam, entre as suas finalidades, a proteção do patrimônio cultural ou artístico estaduais.
Cada parte legítima só poderá apresentar uma candidatura em cada edição anual do RPV-PE.

DIREITOS DOS ARTISTAS E GRUPOS CULTURAIS REGISTRADOS

A Lei prevê uma bolsa no valor de 750 reais mensais para pessoas físicas e de 1.500 reais mensais para grupos, como incentivo aos artistas e grupos culturais.

DEVERES DOS REGISTRADOS
Para manter e preservar os aspectos da cultura tradicional e popular pernambucana, os registrados na Lei do Patrimônio Vivo assumem a missão de transmitir os seus saberes junto a alunos e aprendizes em programas de ensino e aprendizagem.

Com a lei, o talento dos artistas da terra é reconhecido ainda em vida. A Lei do Patrimônio Vivo é mais um incentivo do Governo do Estado à arte e cultura da nossa gente.
Outros Links:

sábado, 27 de junho de 2009

Da Unidade Vai Nascer a Novidade - Plenárias antes ao Congresso da UNE.




Desde o mês de Abril de 2009 que o "Movimento Estudantil Universitário" em todo país respira em prol a participação e a construção dos congressos estudantis, tanto nas etapas estaduais (União dos Estudantes de Pernambuco - UEP), como também o da grande etapa nacional - O Congresso da União Nacional dos Estudantes - UNE.

Em Pernambuco, a movimentação em torno de fecundos debates sobre questões referentes à conjuntura educacional brasileira, provocaram uma grande repercussão em TODAS as faculdades do Estado. Petrolina foi pequena, para a consolidação do Congresso da União dos Estudantes de Pernambuco - UEP, principalmente devido à participação de 100% das Instituições de Ensino Superiores de Pernambuco (públicas e privadas). Isso deu um "gás" maior a todos os estudantes, oxigenando cada vez mais as reflexões sobre: a importância histórica do Movimento Estudantil Universitário nas mudanças políticas do país e do estado, como também, as suas potencialidades e responsabilidades, para a consolidação de uma realidade vitoriosa para a classe estudantil brasileira.

E foi nesse cenário que o movimento denominado “Da Unidade Vai Nascer a Novidade" torna-se o grande protagonista dessas construções dos congressos estudantis. Em Pernambuco, os debates não param, e a expectativa para o Congresso da UNE estão a "mil por hora". Aproveitando essa notável motivação dos estudantes eleitos como representante de suas respectivas Instituições de Ensino Superior, os coordenadores do movimento, em parceria com a direção da União da Juventude Socialista, estão realizando constantes plenárias na Região Metropolitana do Recife, visando enriquecer cada vez mais o debate que irá ser travado no CONUNE, que terá a capital Brasília como sua sede, durante o mês de Julho, além de promover uma maior integração entre os estudantes em torno de uma única bandeira de luta.

A capital Nacional, mais uma vez irá receber estudantes de todas as partes do Brasil, e com absoluta certeza, a bancada pernambucana do movimento Da Unidade Vai Nascer a Novidade” contará com a presença de estudantes bastante politizados e integrados com os problemas que cercam o cotidiano da classe estudantil brasileira (estágios, transportes, alimentação, mensalidades etc.) e "instigados" para contribuir na formulação de uma União Nacional dos Estudantes, cada vez mais presente na consolidação de uma realidade favorável para todos os estudantes.

Nessa conjuntura, a U.J.S Olinda se manifesta de forma presente em todas essas plenárias, debatendo, intervindo e contribuindo no diálogo com os demais estudantes, mostrando que não nega a histórica bandeira de lutas estudantis que a entidade atua em todo o Brasil , onde, em muitos momentos se confunde até com a saga política da União Nacional dos Estudantes.

Então...

QUE VENHA O CONGRESSO DA UNIÃO NACIONAL Dos ESTUDANTES !!!

domingo, 21 de junho de 2009

Conjuntivite

Essa Matéria está sendo postada, como uma informação importante para alguns militantes da UJS. Pois essa infecção andou atrapalhando bastante o processo de organização do Congresso da UEP/2009.
Informação é sempre importante, nesses casos.
As mudanças climáticas do verão para o inverno sempre provocam uma aumento no numero de casos de Conjuntivite Viral. Segundo o Oftalmologista Antônio Carlos Marques, é comum nesse período porque as pessoas estão com suas defesas baixas e os vírus e bactérias se desenvolvem com mais facilidade.Atualmente ele atende em seu plantão noturno no Hospital de Olhos Santa Luzia em média 60 pacientes.A Conjuntivite Infecciosa é uma inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral pode durar de 3 à 15 dias. O médico Antônio Carlos explica que essa doença se divide em viral e bacteriana. “A Conjuntivite Viral se caracteriza por vermelhidão, ardor, coceira e lacrimejamento, e a Bacteriana os olhos além de vermelhidão surge uma secreção amarelada ou esverdeada” diz. Ele acrescenta que os tratamentos da Viral são à base de compressas frias e lubrificantes e a bacteriana é através de antibióticos, mas é sempre bom consultar um oftalmologista para não confundir uma com a outra. É importante também saber que a pessoa contaminada deve tomar alguns cuidados para evitar que a conjuntivite se espalhe, as primeiras recomendações são: Lavar as mãos frequentemente, não usar lenço de pano; separar toalhas e sabonetes; evitar contatos diretos com outras pessoas; não usar lentes de contato durante o período da doença; não coçar os olhos, pois pode agravar a conjuntivite e favorecer a contaminação de outras pessoas; quando necessário retirar as secreções oculares com lenço de papel; fazer compressas frias nos olhos pois melhora a vermelhidão e a dor; o uso de óculos escuros é importante para diminui a fotofobia; caso as pálpebras estejam aderidas pela manhã, lavá-las com soro fisiológico ou água filtrada.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Um Socialismo com a Nossa Cara: Essa é a nossa Bandeira

Nos últimos meses estamos passando por mais uma Crise Econômica Mundial. O mundo capitalista construiu a sua própria antítese. E é nessa conjuntura que a União da Juventude Socialista convida a todos os jovens de Olinda a caminharem juntos para a construção de uma forma de organização social, frente a uma sociedade de consumo, propomos uma sociedade socialista.

Nessa sociedade, o lucro não será mais o fim de todas as ações humanas, o homem não será mais explorado por um semelhante em prol ao capital, viveremos em uma realidade humanitária, solidária e livre da alienação de uma medíocre vida voltada apenas para o consumo. Queremos um mundo sem desigualdades sociais, democrático e que as oportunidades se manifestem de forma simétrica, independente de credo, raça ou classe social.

Somos Jovens Socialistas, nossa bandeira é a liberdade e nossa luta é construir uma forma fraternal de concebermos um processo civilizatório. Condenamos as desigualdades e cortejamos a bandeira socialista! Um socialismo com a nossa “cara”.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Movimento Estudantil Secundarista e seu Potencial Político






UJS na constante construção de um diálogo sobre a
importância do Movimento Estudantil Secundarista
no município de Olinda.




Uma das pautas que a UJS - Olinda vem discutindo ao longo de suas reuniões, está ligada a constante reflexão sobre a histórica importância que o Movimento Estudantil Secundarista tem na construçao de uma educação de qualidade.
Com isso, o camarada Wellington diretor responsável pelo movimento estudantil secunadarista em Olinda, junto com outros camaradas na mobilização e organização do Congresso da União Metropolitana de Estudantes Secundaristas, que será realizado no 2º semestre de 2009.

sábado, 13 de junho de 2009

O Manifesto do Partido Comunista

Escrito pelo economista alemão Karl Marx e pelo filósofo e cientista Friedrich Engels, a obra citada trata da consolidação de ideais comunistas tendo em vista a civilização moderna e a ascensão da classe burguesa, tanto no poder econômico, quanto no político. Foi publicada pela primeira vez no ano de 1848, retratando a luta entre classes, arraigada ao motor da história, manifestando assim a destruição da ordem burguesa e defendendo todo o poder as classes excluídas.“Até hoje, a história de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história das lutas de classes”. Eis uma das afirmativas que o autor retrata logo nas primeiras paginas de seu livro, onde é feita uma análise histórica dos modos de produção, criados desde os feudos até a grandes corporações industriais, tendo em vista as suas semelhanças, no que diz respeito ao antagonismo entre as classes opressoras e as classes oprimidas.A consolidação da modernidade, o fortalecimento das grandes industria e a criação de uma sociedade de consumo, foram os principais fatores que impulsionaram a burguesia desempenha um papel histórico revolucionário na destruição de um modelo de produção arcaico, entretanto não aboliu os antagonismos sociais até então existentes, pelo contrário, com essa ascensão política e econômica o estado burguês desenvolveu ainda mais as condições de opressão e principalmente dividiu cada vez mais os dois vastos campos opostos: a burguesia e o proletariado.Com essas mudanças sociais, a classe trabalhadora passou a ser conhecida como assalariados. Tudo em nome da necessidade voraz de novos mercados e de excessivo lucro. Com um maior processo de exploração do burguês sobre o operário, ficou demasiadamente notável que no regime burguês quem realmente trabalha não lucra e quem lucra não trabalha.Tendo em vista essa realidade, o sistema burguês tornou-se estreito para conter tanta desigualdade. Segundo o livro, as armas que a burguesia utilizou para abater o feudalismo voltaram-se contra a própria burguesia. No entanto, o burguês não só forjou as armas, produziu também os homens que as manejarão, ou seja, o proletariado.É justamente com essa visão, que os autores consolida a sua crítica econômica e histórica baseada em um discurso antagônico à sociedade burguesa e declama a ruptura com tal status quo através do regime comunista, sendo esse como uma conseqüência histórica que a sociedade estaria caminhando, tendo em vista tantos paradoxos sociais gerados em torno de um modelo de produção, onde os capitais estão nas mãos de uma minoria baseada na propriedade privada e no ganho individual de uma prostituição pública com finalidade de sustentação do casamento entre o trabalho e o capital.Pois bem, é nessa conjuntura que uma revolução comunista dominaria todo o seu passado em nome de um presente rompido radicalmente com as tradições burguesas, voltadas na exploração do homem pelo próprio homem, tudo em nome do poder do capital.Enfim, “O poder político é o poder organizado de uma classe para a opressão de outra”, nesse contexto: “PROLETÁRIOS DE TODOS OS PAÍSES, UNÍ-VOS”.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

FINAL DA GREVE DOS PROFESSORES DA REDE PRIVADA DE PERNAMBUCO


Os professores da rede particular básica encerram nesta quinta-feira a greve e já retornaram às salas de aula. Essa campanha salarial foi uma grande vitória para toda a categoria!





  • Mantivemos as férias de julho.


  • Conseguimos um reajuste salarial de 12% para professores do nível I.


  • E aumentop de 6,5% para os de níveis II e III.


  • Além de estabilidade de 18 meses para os que estão na pré-aposentadoria.


  • Outra conquista foi a garantia do desconto de 50% em outra escola para os filhos dos professores que se aposentem, válido até o final do nível em que o aluno se encontra.




segunda-feira, 1 de junho de 2009

GREVE DOS PROFESSORES DA REDE PARTICULAR DE ENSINO



PROFESSORES DEFLAGRAM GREVE !!!
Os professores da rede privada de Pernambuco deflagraram greve e paralisam todas as atividades por tempo indeterminado a partir de hoje. A decisão foi tomada pela categoria em assembleias realizadas no Recife, em Caruaru, Araripina, Serra Talhada e Petrolina. A agenda de mobilizações pode ser obtida na sede do Sindicato. Professor, participe das atividades e ajude a construir a greve em defesa dos nossos direitos.Na próxima quarta (3), também tem assembleia, a partir das 9h, no auditório do Sindicato dos Bancários.