segunda-feira, 13 de julho de 2009

ONG promove curso preparatório para população de baixa renda

Publicado em 10.07.2009, às 14h05

Do JC Online

Um emprego público é hoje o sonho de inúmeros brasileiros que buscam estabilidade profissional e realização financeira. Para alcançar o objetivo, muitos investem dinheiro em cursos preparatórios. Pensando em criar oportunidades para aqueles que não têm condiçoes de pagar um curso, a ONG Tribunal Solidário, formada por servidores do Tribunal de Contas do Estado, criou o projeto Concurso Solidário, visando proporcionar aulas gratuitas para a população de baixa renda.

A ONG vai iniciar a primeira turma no próximo mês de agosto. O curso foi pensado exclusivamente para pessoas que estudaram em escolas públicas e é voltado para concursos de nível médio. De acordo com a diretora do Tribunal Solidário, Alice Paredes, a idéia foi uma construção coletiva dos membros da ONG, que conta com 350 servidores associados. "Nós pensamos: O que o servidor do Tribunal tem para passar para outras pessoas? A resposta é o conhecimento de quem já estudou para vários concursos", afirma Alice.

O curso terá duração de 4 meses. Inicialmente, 300 alunos serão selecionados. 60 deles formarão a turma que começa em agosto, e os demais serão distribuídos em outras quatro turmas para o ano que vem. As aulas serão ministradas por servidores do Tribunal, entre os quais há alguns que já dão aulas em preparatórios pagos do Recife. Todos eles terão que dar pelo menos 50% da carga horária de forma voluntária, e o restante será pago pela ONG.

As disciplinas oferecidas serão língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico, direito constitucional, direito administrativo, informática e ética e cidadania na administração pública. As aulas serão ministradas à noite, entre 18h30 e 21h40, totalizando uma carga horária de 210 horas/aula.

As inscrições para o Concurso Solidário ainda estão abertas e vão até a próxima quarta-feira (15). Elas podem ser feitas na Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães, na Avenida Mário Melo; na Escola Luiz Delgado, na Boa vista; na Escola Aníbal Fernandes, em Santo Amaro e na Escola Padre Machado, em Casa Amarela. Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve ter concluído o ensino médio em escola pública ou estar cursando o terceiro ano do ensino médio ou o equivalente no supletivo. Não há limite de idade e também não será levado em conta há quanto tempo o candidato parou de estudar.

Para a inscrição, o candidato deve levar original e cópia do documento de identidade e a ficha 19, ou declaração de vínculo no caso de alunos do terceiro ano. Será feita uma prova de seleção no dia 2 de agosto. As aulas terão início no dia 24 de agosto e serão ministradas na Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães. O local das provas será divulgado após o término das inscrições nas escolas citadas e no site www.tribunalsolidario.org.br.

TRIBUNAL SOLIDÁRIO - O Concurso Solidário é apenas um dos projetos desenvolvids pela ONG, que, de acordo com Alice Paredes, tem como objetivo fortalecer a cidadania ativa e diminuir a desigualdade social. A organização desenvolve oito projetos neste ano, entre eles oficinas de capoeira e leitura, teatro e percussão e corte e costura. A verba para os projetos vem das doações mensais feitas pelos associados, que são servidores do Tribunal de Contas do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário