quarta-feira, 1 de julho de 2009

Oportunidades de Oficinas e Cursos

Oficinas gratuitas sobre arte e tecnologia com inscrições abertas

Continuam abertas as inscrições gratuitas para as oficinas sobre arte e tecnologia oferecidas pelo 47° Salão de Artes Plásticas de Pernambuco. Paralelamente a exposição “O Lugar Dissonante” – que mostra o trabalho de artistas cuja produção é permeada por várias tecnologias recentes de multimídia -, a segunda mostra do 47° Salão de Artes Plásticas de Pernambuco conta ainda com duas oficinas: Microcinema – Novas Tecnologias Produtivas (7, 8 e 9 de julho, das 14h às 17h) e Máquina de Intervenção Urbana – MIMOSA (14, 15 e 16 de julho, das 14h às 17h). As inscrições devem ser feitas por e-mail (educativosalaope@gmail.com).

.

Ministrada pelo mineiro Rodrigo Minelli, artista com mais de 20 anos de experiência em pesquisa e experimentação em vídeo e arte eletrônica, Microcinema – Novas Tecnologias Produtivas aborda a produção de conteúdos através de telefones celulares e mídias móveis.

.

A oficina é voltada para estudantes, artistas, profissionais e amadores de cinema e vídeo que se interessem pelos recursos da tecnologia móvel. Os participantes terão acesso a uma série de exercícios que visam à sua conscientização sobre as possibilidades e características expressivas dessa tecnologia, em que serão trabalhados conceitos básicos da linguagem audiovisual (enquadramentos, movimentos de câmera, cortes, efeitos) adequados a esses equipamentos de mídia móvel.

.

A segunda oficina, com o tema Máquina de Intervenção Urbana – MIMOSA, será ministrada pelo pernambucano Ricardo Brazileiro. Consiste no desenvolvimento coletivo de uma máquina móvel para realizar intervenções urbanas em forma de coletas de depoimentos em som e processamento de imagens. O processo de construção aborda conceitos de metarreciclagem, apropriação tecnológica, net arte, multimídia, design-gambiarra, programação interativa, artesanato digital, software livre.

.

A oficina convida as pessoas para um ambiente de desenvolvimento coletivo de arte e tecnologia que utiliza ferramentas que vão desde carrinho de feira/mercado até placas de computadores, softwares e hardwares livres, webcams, microfones, alto-falantes, sensores e botões.

..

. Centro de Educação Musical de Olinda inscreve novos alunos

O Centro de Educação Musical de Olinda (Cemo) abriu inscrições para novos alunos a partir desta quarta-feira (1°). As inscrições podem ser feitas até a sexta-feira (3), de 8h às 15h, no Centro, localizado na avenida Pan Nordestina, s/n – Olinda. Outras informações pelo telefone 3241.5065.

.

Para efetuar a inscrição é preciso levar uma foto 3x4, cópia da carteira de identidade e do CPF e R$ 40 para matrícula. Se for menor de idade deve levar certidão de nascimento e estar acompanhado de um responsável. Podem se inscrever crianças a partir de seis anos (alfabetizadas), adolescentes, jovens, adultos e idosos.

.

O Cemo oferece os cursos de Musicalização Infantil e Formação Musical/Nível Médio para piano, teclado, violino, cavaquinho, saxofone, trompete, percussão/bateria, canto, trompa, violão erudito e popular, flauta doce e transversal, baixo elétrico, e guitarra. As aulas iniciam em agosto e acontecem de segunda à sexta-feira.

.

Ao todo são disponibilizadas 125 vagas para crianças (de 6 a 12 anos) e 70 para adolescentes (de 13 a 18 anos) nos horários da manhã e tarde. Para os adultos e idosos estão disponíveis 170 vagas, nos horários da manhã, tarde e noite.

.

. CIEE inscreve para 90 vagas em cursos gratuitos

O Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco (CIEE-PE) está com inscrições abertas para cursos de qualificação do Programa de Qualificação Gratuita (PQG), realizado no seu Centro de Desenvolvimento de Competências (Cendecom), no bairro da Boa Vista. São 90 vagas divididas entre cinco cursos, que serão realizados, todos, no mês de julho.

.

As vagas oferecidas são para os cursos para o Programa de Informação Profissional, Criatividade: diferencial competitivo, Marketing Pessoal, Laboratório de Inglês, Desenvolvendo a Expressão Verbal. Os cursos e palestras do Programa de Qualificação são gratuitos, voltados para estudantes de escolas públicas, cadastrados no CIEE Pernambuco e são ministrados por professores voluntários.

.

Os cursos são realizados com turmas das 8h às 17h, no Cendecom, que fica a avenida Manoel Borba, 865, Boa Vista. Inscrições e mais informações: 3421.6516, com Eliane Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário