domingo, 25 de outubro de 2009

1º Salão Nacional de Divulgação Científica - PUC-SP




De 21 a 23 de outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a divulgação e a popularização da ciência no Brasil dão um importante passo com a realização do 1º Salão Nacional de Divulgação Científica. Nestes três dias, o campus Monte Alegre da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), no bairro Perdizes, será palco de debates entre jovens cientistas e palestrantes de renome da comunidade acadêmica e do país.

Com o tema “Popularização da Ciência no Brasil”, o objetivo do salão é estimular a discussão e o debate acerca da importância do conhecimento científico no cotidiano das pessoas, além da produção de conhecimento fora da universidade, protagonizada pela comunidade no seu dia-a-dia. Além dos debates, palestras, atividades culturais e a Mostra Científica, com a exposição de projetos de estudantes dos três níveis de ensino (Médio Técnico ou não, Graduação e Pós-graduação), também estão programadas para o evento, que deve atrair cerca de mil pessoas, de acordo com seus organizadores.

Representantes do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq), Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), Universidade de Campinas (Unicamp), entre outros, são alguns dos órgãos e entidades palestrantes, que já confirmaram presença nas mesas de debate do salão.

O 1º Salão Nacional de Divulgação Científica está sendo organizado pela ANPG, União dos Estudantes (UNE), União dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e Comissão Executiva Nacional do Programa de Educação Tutorial (Cenapet). O evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que coloca em pauta, neste ano, o papel e as atribuições da ciência e tecnologia para o crescimento e o desenvolvimento do país, com o tema Ciência no Brasil. Também a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi aberta na capital federal com a exposição Ciência no Brasil. Montada no gramado da Esplanada dos Ministérios a mostra ficará aberta ao público até o próximo dia 25.

A idéia da iniciativa é apresentar a estudantes de escolas públicas e particulares do Distrito Federal as inovações tecnológicas em diversos setores e incentivar a prática da pesquisa. A Agência Espacial Brasileira (AEB) montou um estande no qual são exibidos macacões do astronauta Marcos César Pontes e fotos do espaço. O visitante também pode aproveitar para tirar uma foto usando acessórios do astronauta. O personagem Dr. Genoma recebe os estudantes no estande com brincadeiras e jogos de iniciação científica.

Durante o evento, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) lança a revista em quadrinhos Sabidinho, sobre os temas Inclusão Digital e Cyberbullyng (prática que usa a internet para humilhar e ridicularizar colegas de escola, pessoas desconhecidas e professores). Segundo a assessoria do Ibict, um dos objetivos da participação do instituto na exposição é discutir o acesso à informação digital e as dificuldades dessa inclusão. A feira é uma oportunidade de divulgar inovações nos ramos da alimentação e da saúde. A Embrapa mostra a parceria Brasil-França na produção tecnológica agropecuária.

“Nossa idéia é mostrar um pouco da parceria entre Brasil e França em pesquisas agropecuárias. Estamos no Ano da França no Brasil. No caso específico da Embrapa, a gente mostra que Ciência não se faz sem parceria. Enxergamos na nação francesa grandes aliados”, explica Tatiana Martins, relações públicas do Ministério de Ciência e Tecnologia. No estande da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), as crianças receberão orientação sobre alimentação saudável. O espaço simula uma brinquedoteca, o que torna o aprendizado mais dinâmico.

Algumas escolas do Distrito Federal foram selecionadas para divulgar projetos desenvolvidos. O Centro de Ensino Fundamental 4 ,de Ceilândia, região administrativa do DF, trouxe uma apresentação sobre o efeito estufa. A professora do colégio, Ruth de Morais, comenta a participação dos estudantes. “Acredito que esse espaço só vai incentivar os alunos a desenvolverem mais ainda os talentos que possuem. Eles são bastante interessados nas áreas de ciência e matemática. Eu vejo que foram muito espontâneos na preparação destes trabalhos, e nós, na condição de professores, devemos incentivá-los nessa produção”, conclui.

No miniobservatório astronômico, os estudantes poderão usar telescópios de tamanhos variados e receber explicações sobre esses equipamentos. Também foi montada uma exposição mostrando a contribuição de Galileu Galilei e de outros astrônomos para o desenvolvimento dessa ciência. A exposição ficará aberta ao público diariamente das 8h30 às 19h. Além da mostra, o visitante poderá assistir filmes, palestras, workshops relacionados à área de tecnologia e obter informações científicas produzidas no país atualmente.

Brasil deveria ter cinco vezes mais cientistas, diz ministro:

O Brasil tem 150 mil cientistas, mas, pela proporção da população, o número ideal seria 700 mil. A afirmação foi feita hoje pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, no primeiro dia do evento. “Temos um grande trabalho para fazer, que é formar pesquisadores, mas, para isso, temos que atrair os jovens e isso depende da ciência brasileira ser mais conhecida e o jovem estar participando de exposições e demonstrações de ciências para ele se interessar, afirmou. Há vários professores e voluntários participando dessa semana em todo o Brasil e eles fazem demonstrações simples que despertam o interesse do jovem, o que faz com que ele perceba que também pode fazer aquilo”, disse.

Segundo o ministro, o Brasil já avançou em algumas áreas como agropecuária, exploração de petróleo e aeronáutica, mas precisa investir em áreas que chamou de áreas do futuro, caso da nanotecnologia, biotecnologia, fontes renováveis de energia e novas energias para transporte. Na abertura da Semana Nacional de C&T, foi entregue o Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Cientifica. Os Correios lançaram selo e carimbo comemorativos ao evento.

A informação é do Monitor Mercantil

FONTE:http://www.fmauriciograbois.org.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=321:salao-de-divulgacao-cientifica-reune-jovens-cientistas-e-palestrantes-em-sp&catid=1:ultimas




UJS-OLINDA:
Podemos afirmar que o primeiro Salão de Divulgação Científica se manifestou como um momento histórico para o debate sobre a educação brasileira, como também para o processo de consolidação de uma cultura científica no Brasil. Pois bem, dentre os vários temas debatidos nos 3 dias de eventos podemos ressaltar que foi notória a preocupação em se estabelecer uma aproximação maior entre o conhecimento científico junto ao conhecimento popular.

Nesse contexto, tanto nas mesas redondas quanto nas apresentações de trabalhos científicos o evento, pode representar com bastante senso crítico o fato de que fazer ciência no Brasil também é uma questão política e justamente por isso que esse tema tem que ser debatido com a própria sociedade.

A presença da UJS-Olinda, no 1º Salão de Divulgação Científica, promovida pela ANPG – Associação Nacional de Pós-Graduandos se manifestou por meio dos militantes: Matheus Lins (Presidente) e Wallace de Melo ( Diretor de Comunicação).

Além da UJS, a cidade também foi representada pela "Mãe Lúcia" do Coco de Umbigada que participou da mesa: Ciência e Comunidade, palestrando com grande maestria sobre a importância do conhecimento popular no desenvolvimento local.

Um comentário:

  1. A nossa ciência não pode mais ficar trancafiada nas salas e laboratórios dos setores de pós-graduação das Universidades e Faculdades. Precisa ser exposta e aberta ao publico. Com a popularização de nossa ciência, teremos mais adeptos e mais produção acadêmica. Começando ainda nas escolas secundarias. Para construir um país forte é preciso investir na Produção científica e divulga-la!

    Abraço aos nossos camaradas da UJS que atuam no movimento de pós-graduandos. Grandes avanços no ultimo momento! Firmes na Luta!

    Matheus Lins

    ResponderExcluir