quinta-feira, 10 de junho de 2010

Contribuição ao 13º Congresso Estadual da UJS.

“Para Ser Muito Mais Pernambuco”.

È com bastante otimismo que a União da Juventude Socialista – Olinda vem participar e contribuir com o debate nesse 13º Congresso Estadual. E nesse clima revolucionário que saudamos a todos e todas camaradas dos diversos municípios do estado, que constroem a UJS, como também ao Comando Estadual que organizou e mobilizou todo o estado de Pernambuco para a construção desse vitorioso congresso.

Sabe-se que a cada ano, os Movimentos Sociais vem conseguindo vitórias significativas, e vem garantindo a defesa de um governo democrático, soberano e popular para o Brasil. E todo esse ritmo de mudanças e desenvolvimento que vem acontecendo, tanto o país, quanto o estado de Pernambuco representa em muitos aspectos uma série de lutas sociais que vem ocorrendo desde a redemocratização do Estado brasileiro. No entanto, precisamos avançar cada vez mais.

No entanto, frente a toda essa realidade, infelizmente ainda presenciamos uma marginalização dos Movimentos Sociais em algumas esferas políticas marcadas por resquícios de uma ideologia conservadora e de serventia as elites brasileiras. A democracia, de uma forma ou de outra, ainda é fortemente manipulada por uma mídia ditatorial, burguesa e alienante, a Reforma Agrária e o respeito aos Direitos Humanos ainda é um debate que tem muito que avançar. Nessa Perspectiva que a Juventude tem um papel estratégico e protagonista na construção de um debate para a construção de um Estado Brasileiro mais justo.

E assim, chamamos a todos a fortalecerem de forma ousada e revolucionária as bandeiras de lutas do povo brasileiro para a construção de uma nação democrática e Socialista.

Diretoria de Comunicação da UJS – Olinda.
Mazelas Sociais, As Drogas e a Juventude.
Sabemos que o debate sobre a descriminalização do uso de algumas drogas vem avançando muito, na pauta de determinados movimentos políticos. No entanto, é preciso tomar cuidado com essa questão. Precisamos amadurecer essa temática é algo de singular importância, haja vista que, o vício das drogas ainda se configura como uma gravíssima mazela social na vida de várias famílias e jovens brasileiros.

O Crack hoje é um problema que envolve a juventude em todo o Brasil. Precisamos ter um debate político acertado sobre esse problema, uma vez que, por trás do viciado, é preciso haver uma preocupação que permeia pela saúde e segurança pública. Por trás de um usuário de drogas, sabemos que há todo um interesse econômico de grupos criminosos que por meio do narcotráfico destroem a vida de vários jovens. Além da ausência de centros de saúde especializados em tratar jovens viciados com dignidade e acompanhamento médico satisfatório.

È fato, é preciso crescer no debate sobre o combate as drogas e levar essa discussão a todos os espaços existentes (escolas, universidades, comunidades, como também ao poder público) para a construção de uma política Pública de Juventude visando o combate a droga. Eis uma nova tarefa para uma UJS Revolucionária.

Por uma Internet Rápida e Gratuita.

Sem dúvida, a Internet revolucionou as comunicações, ampliando cada vez mais o fluxo de informações, paralelo a uma diminuição das distâncias geográficas entre as pessoas, democratizando assim o acesso a informação e o enriquecimento cultural. A Imprensa Burguesa ainda insiste em querer restringir a utilização da Internet, querendo limitar as brilhantes atuações de Blogs e Sites de Relacionamento. Isso é prova do incrível poder que a rede mundial de computadores detém em socializar o acesso a informações. E nesse otimismo, que enxergamos a defesa da Internet Rápida de forma gratuita para todo o Brasil como uma bandeira de luta da Juventude, que faz em muitos casos, o uso da internet como ferramenta estratégica na comunicação e divulgação de novas idéias.

Por um Novo Sistema Nacional de Educação.

O novo panorama sócio-político e econômico tornou o Brasil como um país de destaque notório no cenário mundial. As políticas adotadas pelo governo Lula mostrou que pode haver desenvolvimento econômico em detrimento a desigualdades sociais, demonstrando toda a fragilidade do sistema neoliberal. O parque industrial brasileiro vem se renovando cada vez mais, a ciência e a tecnologia vem dando saltos qualitativos de forma notável e o aumento na geração de emprego e renda é algo bastante presente na nossa realidade.

Pois bem, nessa perspectiva, a luta por um novo sistema nacional de educacional é uma alternativa salutar para o desenvolvimento e formação cidadã e profissional da juventude brasileira. Defendemos assim, uma educação pública e de qualidade, com uma maior integração entre os níveis educacionais (básico e superior). Como também, a ampliação das escolas em tempo integral, fomentando a produção científica e a formação profissional. Paralelo a isso, julgamos que a valorização do profissional da educação deve ser, uma grande bandeira de luta para esse novo sistema educacional, além de um maior acesso ao nível superior de ensino - graduação e pós-graduação (especializações, mestrados e doutorados) e uma regulamentação na utilização do Ensino a Distância – EAD.

O Poder Revolucionário de um Cine-Clube.

O acesso ao cinema ainda não é uma realidade plausível em várias partes do Brasil. Entretanto, a ação revolucionária de um Cine-Clube é algo que representa um avanço muito saudável, no que diz respeito, ao acesso da população carente ao cinema. E a juventude tem que está completamente “antenada” a essas ações de levar o audiovisual para os principais espaços públicos, promovendo uma ampla valorização da cultura e da arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário