quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Marcelo Gavião: Coneg e Congresso da UBES, as prioridades do semestre.

Se no primeiro semestre de 2009 grande parte das energias da militância da UJS foi canalizada para construir a vitoriosa campanha ao 51º Congresso da UNE, agora, entre agosto e dezembro, a prioridade deve se voltar para o movimento secundarista.
O Coneg da UBES, a ser realizado no Rio de Janeiro, de 04 a 06 de setembro, é a batalha da vez e deve ser assumida com centralidade pelas direções da UJS e não ficar a cargo apenas da militância secundarista.

O Coneg, pela primeira vez, realizará também um encontro de estudantes latino-americanos, num esforço de integração e unificação de pautas e lutas do movimento estudantil da região. Lá será debatida também a posição da UBES para atuação na Conferência Nacional de Educação, debate que deve enriquecer muito politicamente o Conselho de Entidades.
Para além dos debates, o Coneg convocará o 38º Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, aprovará o regimento que guiará as eleições nas escolas e a Comissão Nacional de Credenciamento e Organização do evento. Ele será um fórum importante na disputa do movimento, pois além de deliberar sobre questões importantes, também cumpre o papel de mobilizar entidades de todo o país e já colocá-las na agenda congressual.

É importante ainda lembrar que as alterações realizadas no sistema eleitoral da UBES - que agora será através de votação em urna - fazem aumentas muito a responsabilidade da UJS em conduzir um processo democrático, politizado, com lisura e, principalmente, que dê certo e seja capaz de consolidar o novo método.

Novo método de eleição exige mais esforço da militância:
Essa nova fórmula de eleição tende a ser muito benéfica para a UBES, pois levará o congresso para milhões de estudantes, tornando mais presente a entidade no cotidiano das salas de aula. Por outro lado, caso seja abraçado com o empenho característico da militância da UJS, o novo formato poderá desencadear um processo massivo de filiações à entidade. Na escola, mais do que em qualquer outro lugar, o terreno é propício para divulgar nossas ideias e ganhar novos adeptos da luta pelo socialismo.

Reequilíbrio das atenções:
Outro fator que ganha destaque é a orientação de reequilibrar as atenções entre os movimentos universitário e secundarista. Coletivamente analisamos a necessidade de ampliar esforço desprendido pela direção da UJS para o movimento secundarista. O momento, portanto, é esse - elevar a pauta secundarista a nível de prioridade número um das direções da UJS e construir uma grande participação no Coneg e no Congresso da UBES.

Só dessa forma, com empenho das direções da UJS em todos os níveis, conseguiremos estar à altura das exigências da construção da UBES para milhões de estudantes brasileiros e, ao mesmo tempo, ampliar as fileiras da gloriosa União da Juventude Socialista.

Encontro Nacional de Estudantes Secundaristas da UJS:
Para discutir a linha de atuação para o Congresso da UBES, lançar nosso movimento e formatar o plano de mobilização, a UJS prepara, para o dia 7 de setembro, o Encontro Nacional de Estudantes Secundaristas.

A ideia, bem sucedida quando aplicada ao movimento universitário no primeiro semestre, é que o Encontro possa renovar as bandeiras políticas para o movimento e antecipar a entrada da militância na campanha.
Marcelo Gavião é presidente nacional da UJS

Nenhum comentário:

Postar um comentário